Amar o teu próximo como a ti mesmo
"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." (Marcos 12:30-31).
A Palavra do Senhor nos diz em Marcos capitulo 12 e versículo 28, que se aproximou de Jesus um dos escribas perguntando-lhe qual era o primeiro de todos os mandamentos. E a Palavra do Senhor nos afirma que Jesus respondeu-lhe que Deus é o único Senhor. Jesus também disse que devemos amar a Deus de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, de todo o nosso entendimento e de todas as nossas forças. Jesus respondeu a aquele escriba a pergunta que ele lhe fizera a respeito de qual era o primeiro de todos os mandamentos quando disse que amar a Deus de todo o coração era o primeiro mandamento. E prossegue dizendo que o segundo mandamento semelhante ao primeiro, é amar ao seu próximo como a si mesmo. Assim Jesus conclui dizendo que não há outro maior mandamento do que estes.
Paulo declarou a suprema excelência da caridade em I Coríntios 13:4.
"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
"O amor não é invejoso." A inveja é um estado de desgosto pelo bem alheio. É o desejo de possuir o que o outro tem. É o sentimento de ódio existente pela outra pessoa. É o olhar com inveja. É o desejo de que o outro se dê mal. É o sentimento de prazer na desgraça dele. É um sentimento destrutivo.
"O amor não trata com leviandade." A leviandade é a qualidade do que se é leviano. É a falta da prudência. É a irreflexão. É aquele que julga de leve. É o precipitado e imprudente.
"O amor não se ensoberbece." Ensoberbecer é o tornar-se soberbo e orgulhoso.
"O amor não se porta com indecência." A indecência é o ato de desonestidade.
"O amor não busca os seus interesses." Não se busca vantagem, proveito, conveniência. É aquele que dá importância e valor a algo a todo custo, a ponto até de fazer o justo ou o injusto para se ter o que se almeja. É o egoísmo, é a cobiça. É o tipo de pessoa que só procede por interesse.
"O amor não suspeita mal." Suspeitar mal é o ato de desconfiança mais ou menos fundada. A leve opinião ou apreensão desfavorável a respeito de alguém ou de alguma coisa. É o julgar, supor ou imaginar com certos dados mais ou menos seguros.
"O amor não folga com a injustiça." A injustiça é a falta da justiça. É o ato oposto á justiça.
Então se, por acaso, você caro leitor tem sentido isso em seu coração e tem desejado o Amor verdadeiro dentro de si, peça ao Senhor para purificar o seu coração. Pede ao Senhor para criar em ti um coração puro e renovar em ti um espírito reto.
"Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto." (Salmos 51:10).
O sentimento destrutivo é um sentimento que faz muito mal. Não siga em frente tendo dentro de si mesmo um sentimento tão ruim e incontrolável, mais peça ao Senhor para tirar de você esses sentimentos ruins para que vivas em paz.
Busque o bem e viverás em paz.
"Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a." (I Pedro 3:11).
A Palavra do Senhor nos diz que:
"O justo se alegrará no SENHOR, e confiará nele, e todos os retos de coração se gloriarão." (Salmos 64:10).
"A luz semeia-se para o justo, e a alegria para os retos de coração." (Salmos 9 :11).
A Palavra do Senhor nos diz que os dez mandamentos são:
I - Não terás outros deuses diante de mim.
II - Não farás para ti imagem de escultura.
III - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
IV - Lembra-te do dia do sábado para o santificar.
V - Honra teu pai e tua mãe.
VI - Não matarás. (Tirar a vida. Causar a morte. Destruir. Suicidar-se).
VII - Não adulterarás. (Cometer adultério).
VIII - Não furtarás. (Subtrair fraudulentamente).
IX - Não dirás falso testemunho. (Não verdadeiro; não verídico. Fingido, simulado. Enganoso; mentiroso).
X - Não cobiçarás. (Desejar com cobiça. Ambicionar).
Em Mateus 5. Jesus nos diz:
Qualquer, pois, que VIOLAR um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o MENOR no reino dos céus; aquele, porém, que os CUMPRIR e ensinar será chamado GRANDE no reino dos céus.
Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno. Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
E Jesus nos diz mais:
Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite. Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério. Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao SENHOR. Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Sede vós, pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
Jesus nos ensinou como devemos fazer. Aquele escriba respondeu a Jesus:
"E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele; E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios."
E Jesus lhe respondeu:
"E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada."
A Palavra do Senhor nos fala sobre quem é o Verdadeiro cidadão dos céus.
SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e, contudo não muda.
Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.
(Salmos 15:1-5).
E a Palavra do Senhor nos diz sobre quem é digno de entrar no seu santuário.
Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?
Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação.
(Salmos 24:3-5).
A Palavra do Senhor nos ensinou a importância de Amar. Como podemos amar os nossos irmãos se temos inveja, cobiça, rancor, raiva, ódio, magoa ou outro sentimento destrutivo contra o próximo?
A Palavra do Senhor nos diz em Hebreus 13.
"PERMANEÇA o amor fraternal. Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos. Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo. Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará. Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E assim com confiança ousemos dizer: O SENHOR é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem."
"Compadece-se sempre, e empresta, e a sua semente é abençoada." (Salmos 37:26).
"O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá." (Salmos 37: 21).
E a Palavra do Senhor nos adverte a nos arrependermos de nossos maus caminhos.
"Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." (Mateus 4:17).
"DEIXANDO, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações," (I Pedro 2:1).
"Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa." (Tiago 3:16).
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. (Gálatas 5:19-26).
E a Palavra do Senhor nos fala sobre endireitar as nossas veredas.
"Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas." (Marcos 1:3).
"Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas." (João 12:46).
Jesus é a porta!
"Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas." (João 10:7).
"Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens." (João 10:9).
É preciso nascer de novo!
"Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo." (João 3:7).
A Palavra do Senhor nos diz em Jeremias capitulo 17 e versículo 9 e 10, que o Senhor conhece esquadrinha o nosso coração e prova os rins. E dá a cada um segundo os seus caminhos e o fruto das suas ações. Não podemos achar ou pensar que as coisas que fazemos ou sentimos está escondida. Pode até estar escondida de outras pessoas, mais não escondida aos olhos de Deus.
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.
A Palavra do Senhor nos diz em Marcos capitulo 12 e versículo 28, que se aproximou de Jesus um dos escribas perguntando-lhe qual era o primeiro de todos os mandamentos. E a Palavra do Senhor nos afirma que Jesus respondeu-lhe que Deus é o único Senhor. Jesus também disse que devemos amar a Deus de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, de todo o nosso entendimento e de todas as nossas forças. Jesus respondeu a aquele escriba a pergunta que ele lhe fizera a respeito de qual era o primeiro de todos os mandamentos quando disse que amar a Deus de todo o coração era o primeiro mandamento. E prossegue dizendo que o segundo mandamento semelhante ao primeiro, é amar ao seu próximo como a si mesmo. Assim Jesus conclui dizendo que não há outro maior mandamento do que estes.
Paulo declarou a suprema excelência da caridade em I Coríntios 13:4.
"O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
"O amor não é invejoso." A inveja é um estado de desgosto pelo bem alheio. É o desejo de possuir o que o outro tem. É o sentimento de ódio existente pela outra pessoa. É o olhar com inveja. É o desejo de que o outro se dê mal. É o sentimento de prazer na desgraça dele. É um sentimento destrutivo.
"O amor não trata com leviandade." A leviandade é a qualidade do que se é leviano. É a falta da prudência. É a irreflexão. É aquele que julga de leve. É o precipitado e imprudente.
"O amor não se ensoberbece." Ensoberbecer é o tornar-se soberbo e orgulhoso.
"O amor não se porta com indecência." A indecência é o ato de desonestidade.
"O amor não busca os seus interesses." Não se busca vantagem, proveito, conveniência. É aquele que dá importância e valor a algo a todo custo, a ponto até de fazer o justo ou o injusto para se ter o que se almeja. É o egoísmo, é a cobiça. É o tipo de pessoa que só procede por interesse.
"O amor não suspeita mal." Suspeitar mal é o ato de desconfiança mais ou menos fundada. A leve opinião ou apreensão desfavorável a respeito de alguém ou de alguma coisa. É o julgar, supor ou imaginar com certos dados mais ou menos seguros.
"O amor não folga com a injustiça." A injustiça é a falta da justiça. É o ato oposto á justiça.
Então se, por acaso, você caro leitor tem sentido isso em seu coração e tem desejado o Amor verdadeiro dentro de si, peça ao Senhor para purificar o seu coração. Pede ao Senhor para criar em ti um coração puro e renovar em ti um espírito reto.
"Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto." (Salmos 51:10).
O sentimento destrutivo é um sentimento que faz muito mal. Não siga em frente tendo dentro de si mesmo um sentimento tão ruim e incontrolável, mais peça ao Senhor para tirar de você esses sentimentos ruins para que vivas em paz.
Busque o bem e viverás em paz.
"Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a." (I Pedro 3:11).
A Palavra do Senhor nos diz que:
"O justo se alegrará no SENHOR, e confiará nele, e todos os retos de coração se gloriarão." (Salmos 64:10).
"A luz semeia-se para o justo, e a alegria para os retos de coração." (Salmos 9 :11).
A Palavra do Senhor nos diz que os dez mandamentos são:
I - Não terás outros deuses diante de mim.
II - Não farás para ti imagem de escultura.
III - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
IV - Lembra-te do dia do sábado para o santificar.
V - Honra teu pai e tua mãe.
VI - Não matarás. (Tirar a vida. Causar a morte. Destruir. Suicidar-se).
VII - Não adulterarás. (Cometer adultério).
VIII - Não furtarás. (Subtrair fraudulentamente).
IX - Não dirás falso testemunho. (Não verdadeiro; não verídico. Fingido, simulado. Enganoso; mentiroso).
X - Não cobiçarás. (Desejar com cobiça. Ambicionar).
Em Mateus 5. Jesus nos diz:
Qualquer, pois, que VIOLAR um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o MENOR no reino dos céus; aquele, porém, que os CUMPRIR e ensinar será chamado GRANDE no reino dos céus.
Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno. Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
E Jesus nos diz mais:
Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite. Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério. Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao SENHOR. Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Sede vós, pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
Jesus nos ensinou como devemos fazer. Aquele escriba respondeu a Jesus:
"E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele; E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios."
E Jesus lhe respondeu:
"E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada."
A Palavra do Senhor nos fala sobre quem é o Verdadeiro cidadão dos céus.
SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e, contudo não muda.
Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.
(Salmos 15:1-5).
E a Palavra do Senhor nos diz sobre quem é digno de entrar no seu santuário.
Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?
Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
Este receberá a bênção do SENHOR e a justiça do Deus da sua salvação.
(Salmos 24:3-5).
A Palavra do Senhor nos ensinou a importância de Amar. Como podemos amar os nossos irmãos se temos inveja, cobiça, rancor, raiva, ódio, magoa ou outro sentimento destrutivo contra o próximo?
A Palavra do Senhor nos diz em Hebreus 13.
"PERMANEÇA o amor fraternal. Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos. Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo. Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará. Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E assim com confiança ousemos dizer: O SENHOR é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem."
"Compadece-se sempre, e empresta, e a sua semente é abençoada." (Salmos 37:26).
"O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá." (Salmos 37: 21).
E a Palavra do Senhor nos adverte a nos arrependermos de nossos maus caminhos.
"Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." (Mateus 4:17).
"DEIXANDO, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações," (I Pedro 2:1).
"Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa." (Tiago 3:16).
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. (Gálatas 5:19-26).
E a Palavra do Senhor nos fala sobre endireitar as nossas veredas.
"Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas." (Marcos 1:3).
"Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas." (João 12:46).
Jesus é a porta!
"Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas." (João 10:7).
"Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens." (João 10:9).
É preciso nascer de novo!
"Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo." (João 3:7).
A Palavra do Senhor nos diz em Jeremias capitulo 17 e versículo 9 e 10, que o Senhor conhece esquadrinha o nosso coração e prova os rins. E dá a cada um segundo os seus caminhos e o fruto das suas ações. Não podemos achar ou pensar que as coisas que fazemos ou sentimos está escondida. Pode até estar escondida de outras pessoas, mais não escondida aos olhos de Deus.
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário